8 coisas que você não deve dizer para alguém com ansiedade

Mesmo com as melhores intenções, algumas frases podem agravar o quadro da pessoa com transtorno de ansiedade.

Sofrer com o transtorno de ansiedade afeta todos os âmbitos da vida, inclusive a forma como você se relaciona com as outras pessoas. Por mais bem-intencionado que seja, um simples comentário de alguém que não conhece o distúrbio pode causar um efeito negativo em quem convive com o problema. Para evitar isso, ouvimos pessoas que sofrem com ansiedade que listaram as frases que você não deve dizer para alguém com o problema, pois só irá atrapalhar:

1. “Fique calmo”

Se alguém está passando por uma crise de ansiedade, não adianta muito ficar pedindo para que a pessoa se acalme, porque isso não é tão simples, principalmente com alguém pedindo repetidamente. Ela precisará de algum tempo.

O melhor a fazer é oferecer ajuda de forma prática, orientando a pessoa a meditar, a controlar a respiração e acompanhando-a para um lugar em que se sinta melhor.

2. “Eu também sou ansioso”

Existe uma diferença entre a ansiedade considerada comum, que grande parte da população tem, e o transtorno de ansiedade diagnosticado. Ao afirmar que sofre o mesmo que a outra pessoa sem saber exatamente o que ela passa, você pode estar banalizando o problema de alguém que convive com esse quadro.

3. “Isso é bobagem, vai passar”

Com esses comentários, você reduz o que a outra pessoa sente, sem nem ao menos saber pelo que ela está passando. O melhor é incentivar a pessoa, demonstrando que você sabe que o distúrbio é real, mas que pode ser vencido.

4. “Você consegue, enfrente esse medo”

Claro que incentivar é uma forma de ajudar, mas nem sempre uma colocação positiva pode ser bem-vinda. Quando, por exemplo, a pessoa com ansiedade não consegue realizar alguma tarefa, como entrar em um avião, de nada vai adiantar listar frases encorajadoras. Mostre compreensão e demonstre que você estará lá para quando ela estiver preparada.

5. “Beba alguma coisa para relaxar”

Lidar com um transtorno de ansiedade pode ser muito mais complicado do que isso. Pessoas com esse problema precisam de ajuda médica e muitas vezes de medicação. O consumo de bebidas alcoólicas por pacientes nessas condições pode gerar consequências graves no futuro, como a piora do quadro de ansiedade.

6. “Foi alguma coisa que eu fiz?”

É preciso aceitar que você não tem controle sobre o que a outra pessoa sente. Ver alguém querido sofrer faz surgirem muitos questionamentos sobre o que poderíamos ter feito para evitar a situação. Mas esses pensamentos só trarão frustração para os dois lados.

7. “Não pense nisso”

Quanto mais você se esforça para não pensar em algo, mais esse pensamento irá dominar a sua mente. É exatamente assim que a ansiedade funciona, portanto, pedir para alguém ansioso pensar em qualquer outra coisa não vai funcionar. Na verdade, é dessa forma que a ansiedade vai tomar conta da pessoa.

8. “Nada de ruim vai acontecer”

Pessoas com ansiedade sempre criam os cenários mais assustadores e pessimistas em suas cabeças e isso faz com que você queira mostrar que tudo vai dar certo. O problema é que essa ação pode causar o efeito oposto, trazendo mais ansiedade e tensão para a situação. O melhor a fazer é mostrar para a pessoa que, mesmo que algo de ruim aconteça, ela conseguirá superar qualquer obstáculo.

Fonte: Minha Vida

Leave a Reply