Você Sabe O Que É Agorafobia?

No ano de 2019 conversar sobre transtornos mentais já está deixando de ser um tabu. Claro, que ainda falta um grande caminho para percorrermos, mas está muito melhor do que era antes. Mas, há alguns transtornos que poucas pessoas conhecem e afetam muitos. É esse o caso da Agorafobia. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein a Agorafobia atinge anualmente mais de 150 mil de brasileiros.

O que é Agorafobia?

É um medo constante de ficar preso em situações ou lugares sem uma maneira de escapar e sem ajuda caso isso acontecer.

Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade que pode durar anos. Segundo o Manual MSD, aproximadamente 50% das pessoas com Agorafobia também sofrem de síndrome do pânico. Quem possui essa doença tende a temer e evitar locais e situações que possam causar crises de pânico e sentimentos de aprisionamento, desamparo ou de vergonha. A pessoa teme uma situação antecipadamente, como usar transporte público, ficar em lugares fechados, ficar em uma fila ou em uma multidão.

Como Eu Superei A Sindrome do Pânico

Esse ansiedade é causada pelo que não tenha como fugir ou chamar ajuda caso a ansiedade se intensifique. Por isso muitas pessoas com Agorafobia também tem síndrome do pânico. Depois que ela tem crises de pânico, ela tenta evitar completamente os lugares onde aconteceu com medo de que aconteça novamente.

Pessoas com Agorafobia muitas vezes não se sentem seguros ao ficar em lugares públicos, onde há muitas pessoas. Elas podem sentir a necessidade de ter alguém ao seu lado para acompanhar quando sair. O medo pode ser tão grande que muitos portadores da doença não conseguem sair de casa.

Quais são os sintomas?

Típicos sintomas incluem o medo de:

  • Sair de casa sozinho(a);
  • Filas e multidões;
  • Lugares fechados como cinema e lojas;
  • Usar transporte público.

Essas situações causam ansiedade por causa do medo que elas não vão conseguir escapar e pedir ajuda. Em conjunto com esses sintomas, também possuem:

  • Palpitações;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor no peito;
  • Tontura;
  • Sentimento de perda de controle;
  • Formigamento;
  • Dor de barriga ou diarreia;

Tratamento:

É muito importante que o quanto antes procurar ajuda de especialistas. Agorafobia é tratada com o uso de antidepressivos e terapia comportamental. Assim o paciente desafia sua própria ansiedade para ajuda-los a se sentir seguros em lugares abertos. Pessoas com Agorafobia tem se beneficiam com grupos de apoio que os ajuda à se sentir menos sozinhos e ganhar a coragem de enfrentar seus medos.

Mesmo que demore é importante lembrar que é uma doença tratável e que com a ajuda certa, o paciente pode voltar a ter uma vida normal.

Deixe um Comentário

16 − 10 =

Entre em contato

Ei, precisa conversar comigo? Me mande um e-mail que te retornarei assim que puder!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt